Um alerta com finalidade construtiva

O fator cursos e treinamentos vem proporcionando uma troca de experiências muito vasta e com isso a certeza da ineficiência de Gestão hoteleira consciente e principalmente eficiente.

Com o surgimento dos sistemas mecanizados ou automatizados perdeu-se o fator recepção, atendimento e atenção ao senhor hospede, isto é fruto de uma série de fatores, nomeadamente a falta de lideranças que conheçam realmente GESTÃO HOTELEIRA – HOTELARIA E SERVOÇO. Mas como sabem ministro cursos de Revenue Management, e aos que não sabem o que é infelizmente a maioria, Revenue Management é acima de tudo uma forma, filosofia de gestão, não tão moderna assim, mas a mais eficiente sem dúvida nenhuma e eu nunca usei outra já que minha formação data das primeiras turmas de RM da Europa. Quando em meus cursos exponho algumas formas e rotinas gerenciais, (RM É MUITO ANALÍTICO E POUCOO COMERCIAL) é GESTÃO – reparo com espanto que a maioria nem sabe que isso pode ser feito, dizem, mas o “CM” “desbravador,” Opera, ou qualquer outro desses sistemas já faz isso? Então eu comecei a me informar e a dar exemplos do que pode acontecer (sem as tais rotinas) e venho tratando esta prática à meia dúzia de cursos, reparando assim e com o “de acordo” de todos os conhecedores e operadores desses sistemas, que os mesmos teem insuficiências capazes de desvios bárbaros, sem que para isso seja necessário mais que a anuência de duas ou no máximo 3 pessoas, e estes desvios não serão notados jamais, digamos haveriam os “usuários” de ter muito azar para serem descobertos.

Sistemas são feitos pelo Homem, idealizados pelo Homem, para por este serem operados, só que se faz necessário aprimorá-los e muito, e principalmente como se fazia bem feito sem o sistema, para que este possa ser implementado, introduzir neles mecanismos de segurança que se fazem absolutamente necessários. Num dos cursos ao interpelar um participante sobre um destes casos onde a possibilidade de desvio é até convidativa, ele começou a mudar de cor e eu perguntei: que aconteceu: Ao que ele me respondeu, agora sei o que acontecia no hotel tal, e todos desconfiavam e ninguém nunca descobriu, sei disso porque o “Auditor” continua lá e já lá se vão mais de 5 anos. O referido auditor chefe de família com 3 filhos entrou na auditoria noturna e se locomovia com um chevetinho 1º modelo já mais para lá que para cá. Ao final de um Ano andava de Astra novo. Todo o mundo estranhou, comenta-se, mas nada acontece. Aqui temos duas insuficiências gritantes. A Gestão, o Gerente geral como a maioria dos que se encontram no mercado não tem conhecimentos para o cargo que ocupa, e o “tal sistema” que permite que estas coisas aconteçam, sem qualquer retratação.

Será que foi mesmo evolução: Há cerca de 30 anos, por conveniência eu fiz um curso de contabilidade geral mecanizada, que computador que nada eram as grandes e Barulhentas maquinas da NCR que faziam tudo e hoje com todos os avanço vejo que os sistemas de gestão hoteleira estão mais atrasados do que essas Já Velhas maq. De 30 anos atrás. Essas maq. Eram para contabilidade geral, inclusive bancária e parte da parte prática desses cursos a gente ia ao Banco fazer os lançamentos das C/C dos clientes para saber n prática como funcionava. Já nessa época a maquinas conheciam a Universal regra de contabilidade “quem recebe deve, quem paga tem a haver” ou seja, se vc fazia um determinado lançamento a débito, precisava “fechar a operação” este valor teria que ser creditado em algum lugar, senão a maquina nunca mais fazia nada ela simplesmente travava e não adiantava desligar e ligar de novo, ela te impedia de errar. Tudo o que é bom na vida é simples, mas simplificar demais deixa as coisas fora de controle. CUIDADO.

Deixo o alerta e não é o primeiro, para os RH e ou DIRETORES de Hoteis e REDES terem o cuidado de encontrar GESTORES com conhecimento e comprometimento, Ou procurem serviços de consultores que realmente tenham vivência hoteleira para selecionar estes executivos. Este último é inerente ao cargo, mas há formas de fazer com que ele aumente muito. E para os Programadores de Todos os sistemas de Gestão Hoteleira do mercado, para que revejam seus parâmetros ou pesquisem se os mesmos estão sendo bem usados, acho que aqui as duas coisas acontecem, não acredito que tanta gente esteja cometendo o mesmo erro se o sistema estivesse devidamente configurado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s