O Revenue Management e a Moda

Há cerca de dois anos, quando descobri que o se dizia sobre Revenue Management no Brasil era, nada mais que um “pedacinho” muito insignificante do que é Revenue Management na realidade. Formatei uma apostila e passei a ministrar cursos sobre o assunto.

Abordava na época a fundamentação do RM, como ele se implanta e seus primeiros passos, sem mistérios e nenhuma dessas ferramentas mirabolantes e MUITO CARAS que o mercado oferece e que nada mais fazem que uma pequena parte de um todo.

Esse todo nada mais é que a Gestão Hoteleira na sua mais elevada concepção e com os resultados que isso gera. Para leigos esses resultados são considerados milagres e ou “acasos” realmente não existem nem um, nem o outro.

Revenue Management é uma Filosofia de Gestão, não é prerrogativa da hotelaria e sempre funciona, pois seus fundamentos não permitem erro. Ela coloca o mercado em nossas mãos e nos faz Senhores dele, não estamos sujeitos à suas variações.

Ou melhor, até estamos, mas como, antecipamos em muito todos os movimentos o que afeta aos outros é um resultado positivo para os que realmente dominam das técnicas de Revenue Management.

Após um ano de cursos, surgiu a necessidade de informar o que era realmente RM e conscientizar as pessoas de que não se trata de um movimento de oscilação de preços como se falava. Editamos então: “Teoria e Prática do Revenue Management em Hotelaria e Gestão de restaurantes fundamentada no Revenue Management”. O lucro mínimo de um restaurante é de 33,33% isso é lei entre os “restauranteurs” profissionais e sempre funcionou, e funciona, se consigo não funciona nós concertamos.

Após a publicação do livro surgiram além dos cursos algumas consultorias na área, e com elas o espanto de nossos consultados. Após os primeiros quatro no máximo cinco meses de nosso trabalho e respetivos treinamentos, os hoteleiros passam a (achar que é um milagre) não, não é. É o trabalho feito como recomendamos e devidamente fundamentado que lhes permite chegar ao 20º dia do mês e dizer: A PARTIR DE HOJE É LUCRO. Ou seja, todas as contas estão pagas até este dia. Como em tudo o que Administro vale a oscilação entre 1 a 1,5% para mais ou para menos. E como especialista e prático do Revenue Management há mais de trinta anos, posso dizer isso é administração hoteleira natural, as coisas acontecem, não porque o mercado quer, mas porque sabemos faze-las acontecer.

Precisamos, no entanto estabelecer a diferença entre Os cursos que Ministramos e que capacitam as pessoas a implantar o sistema, e um serviço de consultoria a médio prazo onde nós preparamos já na 1ª ou segunda visita nosso cliente para o resultado altamente positivo no 4 ou 5º mês de trabalho, onde realmente se nota a diferença ou diferenças.

É assim que trabalha a Ventura & Nogales, empresa criada da fusão de Águia Consultoria com a SN-Hotelaria.

A Áquia Hotéis, criada para a Administração de meios de Hospedagem de qualquer tamanho, já está também tomando corpo.

 
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3 comentários sobre “O Revenue Management e a Moda

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