A Internet o Grande Advento, ou não?

ConsultoriaEspecializadae Revenue Management Pleno
Consultoria Especializada e Revenue Management Pleno

Não resta dúvida que a internet é um grande advento, nela encontramos de tudo para tudo, receitas, planilhas, especialistas, gestores, pessoas de Marketing etc. Aqui reside o grande problema, porque lá estão também os “especialistas – os gestores e as pessoas de marquetim”. Fica difícil, principalmente quando procuramos algo que queremos aprender, logo é porque não conhecemos ou conhecemos menos do que gostaríamos, separar o trigo do joio, principalmente com apresentações feitas por Profissionais de Marketing bem treinados e eficientes.

Procurava pela posição no Google de alguns de meus artigos quando me deparo com um desses “especialistas” anunciando a abertura de um novo curso de Revenue Management, e como sei como essa filosofia é desconhecida e mal tratada no mercado resolvi procurar o programa do curso, encontrei, e inicia assim:

“Objetivos”:

“Preparar os participantes para tornarem seus hotéis mais competitivos, analisando os seus concorrentes e suas estratégias de competição”.

Bem isto não é Revenue Management é como a maioria das ações de gestão hoteleira uma pequena e talvez a menor parte do RM, não que não seja importante, não que não deva ser aprimorada e discutida, mas por Amor de Deus isso é no máximo ritmo e distribuição de reservas e NUNCA REVENUE MANAGEMENT. Mas para profissionais é só o primeiro passo para a implementação de um sistema para quem está iniciando, determinar o concorrente que nem sempre é, quase nunca, quem pensamos.

Em seguida as minhas dúvidas terminaram, diz o programa:

“A Quem se destina”:

“Donos e investidores de hotéis, diretores, gerentes e profissionais que já atuam na hotelaria e turismo, assim como alunos de Administração, Hotelaria, Turismo e Marketing.”

Concordo além de se beneficiarem, os novos pretendentes a profissionais vão aprender algo que não é RM, mas faz parte. Mas que é válido e necessário e uma parte efetiva do Revenue Management.

Por fim para ter certeza de que não estávamos lidando com Revenue Management, diz o programa:

“A Quem não se destina”:

“Profissionais de contabilidade e setor financeiro.”

Aqui está o maior atestado de ignorância que já presenciei em termos de “cursos de Revenue management”!! UMA UTOPIA INOMINÁVEL. Vamos ao dicionário para ver o que ele nos diz e: –

(con.ta.bi.li.da. de)  sf.

1  Cont.  Ciência, técnica, método e atividade de calcular e registrar a movimentação financeira de uma firma, entidade, instituição, pessoa física etc.

  2  O conjunto de livros, banco de dados e documentos de escrituração de uma entidade

  3  O setor de uma empresa responsável por essa atividade

  4  Fam.  Cálculo de receitas e despesas: É a mãe que faz a contabilidade da casa.

Bem certo que a contabilidade compila e registra os dados que serão usados futuramente para nossos cálculos e como Revenue Management é altamente dinâmico os dados que usamos exceto os iniciais são conseguidos antes de sua passagem pela contabilidade.

(fi.nan.cei.ro) a.

  1  Referente a finanças; FINANCIAL. sm.

  2  Pessoa ou empresa especialista em finanças; FINANCISTA.

  3  Responsável pelas finanças de instituição, entidade, organização etc

Isto posto só me resta admitir, “morro e não vejo tudo”.

Apenas um pequeno esclarecimento: quando você implementa do zero um sistema de Revenue Management a partir do 4º passo até ao 8º você lida com economia e finanças e tenho que dizer que duvido e muito que o “professor”, ou seja, lá quem for que fez esse programa saiba realmente determinar precificação. Infelizmente estamos na presença de MAIS UM ENGODO lindamente apresentado na internet.

Uma pequena definição em meia dúzia de passos:

Porque o Revenue Management (a filosofia de gestão) não é para qualquer um:

  • Revenue Management é uma Cultura
  • Revenue Management é uma filosofia de Gestão
  • Revenue Management é estatística e matemática
  • Revenue Management é uma prática diária e continua
  • Revenue Management é muito analítico e pouco comercial
  • Revenue Management é pragmatismo e assertividade
  • Revenue Management é por si só o inicio e o fim de toda a Política / Modelo de negócio Hoteleiro e como tudo tem um início, mas neste caso não tem fim.

“Esta definição que os alunos usam vem do Instituto de Ciências da Administração”. Mas quem conhece e pratica Revenue Management sabe que isso é a mais pura verdade.

Alguém questiona a eficácia e eficiência desta filosofia de gestão, eu a pratico há mais de trinta anos e já rentabilizei hotéis em mais de 100% em 12 meses, são exceções, mas 20 a 30% é obrigação, empresas rentáveis.

Vamos ver da eficiência desta filosofia, A Hilton a 2ª maior rede hoteleira do Mundo ensina em suas faculdades e pratica. Hoje ela tem segundo pesquisa da Top Hotel Projects, portal especializado em projetos de hotelaria em todo o mundo,

Hotéis em Op

UH’s Em Op.

Ht em Constr.

Uh’s em Constr.

3.992

652.376

249

53.703 

A 3ª Maior que é a Marriott International, e que segundo consta foi a primeira que desenvolveu sistemas automatizados para implementação do Revenue Management não fica muito atrás.

Hotéis em OP.

UH’S em Op.

Hotéis em Const

UH’s em Const.

3.672

638.793

251

65.913

**As estatísticas acima datam de Abril/2013.

Agora vem um “professor” dizer que Revenue Management não é para pessoas da área financeira. Por favor, não enganem as pessoas de boa fé com apresentações bonitinhas feitas por marqueteiros competentes.

Vamos terminar rendendo nossa homenagem ao Revenue Management que é:

A arte do posicionamento estratégico, maximizando lucros com base nas previsões de demanda otimizando resultados fundamentados em cálculos econômicos e financeiros e mercados que deve ser adotado por inteiro em todo ou qualquer hotel ou empresa onde o Revenue Management possa ser implementado.

Fiquem atentos aos nossos próximos cursos e datas, outras serão abertas nós trabalhamos com a Filosofia do Revenue Management Pleno há mais de 30 anos em três do Cinco continentes do Mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s