Fez o seu POA-Planejamento Orçamentário Anual? E…

É simples na mão de quem faz há muitos anos ou de quem aprende e pratica
É simples na mão de quem faz há muitos anos ou de quem aprende e pratica

Hoje praticamente iniciando o Novo Ano (ano da copa) a maioria das empresas já fez outras ainda estão para “fazer depois” isso é fácil, e não fazem, há ainda as que não precisam, pois nunca fizeram e também vivem. E outras realmente farão, espero.

Os nossos consultados e os que fizeram nossos cursos, com certeza já fizeram ou estão terminando. Mas, como eu sempre digo fazer a maioria sabe como se faz, o problema não está em fazer, e sim no que se vai fazer com o documento depois de devidamente elaborado.

Ele deve ser a Bíblia do gestor, pelo menos do Diretor de Operações e do Gerente geral, quando temos além de uma unidade Hoteleira um grupo ou rede este deve ser o Livro de cabeceira do Responsável pelas operações.

Normalmente vemos grupos fazer reuniões, juntar gerentes e diretores confraternizar, e porque não, e fazer o POA para o ano seguinte, e depois, em Junho ou Julho vamos novamente confraternizar para ver como estão nossas metas. É um sistema, e já que é tão comum deve ser bom. Vamos ver o que acontece com nossos consultados:

Hoje, não há nenhum que não tenha seu POA pronto. E sabem exatamente o que fazer com ele, quando as regras que sugerimos são realmente seguidas à risca e na maioria dos casos são: entre os dias 30 de Abril e 10 de Maio todos nós temos uma certeza. As contas do Ano de 2014 estão pagas, agora vamos capitalizar.

É obvio, e por isso nem mencionei que os “custos fixos” estão pagos e tudo o que lhes é inerente, temos num verdadeiro POA – os custos com vendas, ou seja, o custo que só existe se existe ocupação, mas este em Hotelaria é muito pequeno e dizemos sim de Maio a Dezembro o Gestor Hoteleiro competente está GANHANDO DINHERO, com a satisfação e certeza de que já tem o valor para pagar suas contas.

Há mas eu quero ver fazer isso no meu Hotel, quer? Há mas aqui na região não é assim. Não? Há mas!!!! há mas!!!Há mas!!! Bem qual é a diferença entre a sua região e Nairóbi, a Sua região e Lisboa, ou Casa Blanca, ou Recife, ou Johannesburg, o Fortaleza, ou São Luiz do Maranhão, ou Foz do Iguaçu, ou Curitiba, ou São Paulo ou Campinas, ou Porto Alegre, ou Santa Maria, ou Chapecó… Não, não há diferença, em todos estes lugares e mais uma centena de outros já fizemos isso e a equação é simples e por simples que é não querem admitir. Ou você sabe e faz ou não sabe e não faz, arranja desculpas para continuar na mediocridade. Pagamos nosso ano até na PIOR das hipóteses dia 15 de Maio, daí para muito menos, mas é assim que funciona.

E todos os Hotéis devem fazer não é que o hotel faz ou não faz é o Gestor que sabe ou não como se faz, e quando sabe prepara o hotel para tal, ou não.

A qual dos lados você pertence? Como vai ser o seu 2014? O Nosso e dos nossos vai ser ÓTIMO e com ou sem copa do Mundo e sem nenhum tipo de Maracutaia, como a que foi noticiada recentemente em Cuiabá, que possa ser chamada de abusiva, mas com rentabilidade sempre acima da média.

PARABÉNS, QUE 2014 LHE TRAGA TUDO O QUE SEMPRE DESEJOU E PRECISANDO ESTAMOS COM UMA EQUIPE MAIOR PARA CASO NECESSÁRIO PODER ATENDÊ-LO. –

NOSSO CALENDÁRIO DE CURSOS ESTÁ NO FINAL DO ARTIGO.

$UCE$$O…..

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s