Mão de Obra para Temporadas? Treine-a Antes

mercado PostagemSempre ouvi dizer, além de ser defensor incondicional da tese: “cave o poço antes que a água falte”. Muito provavelmente sem “água” você não vai ter forças para cavá-lo.

É exatamente a mesma história que os gerentes e donos de hotéis e similares principalmente nas cidades de grande sazonalidade vivenciam todos os anos;

Sabemos exatamente quanto custa um funcionário, tanto no simples como no caso das empresas sem quaisquer vantagens tributárias, mas esse ainda não é o problema, pois que este custo só impede de manter quadros ociosos, mas isso também não precisa, qual é a saída?

1º treine e mantenha treinados os seus funcionários fixos, colaboradores – ou que deveriam ser.

2º crie condições para fidelizá-los. Há vários benefícios muito interessantes que além de não serem tributados ainda permitem o desconto total ou parcial no IR.

3º use sempre a Meritocracia. As pessoas precisam se sentir exatamente como são, importantes.

Se estes itens forem levados em conta temos:

  • Prioridade nas contratações temporárias. (Todos tentarão passar a fazer parte efetiva de uma empresa com estas características);
  • A possibilidade real de escolher quem vem trabalhar com nossa empresa; pois os profissionais disponíveis no mercado vão nos procurar antes de qualquer outro.
  • A possibilidade de permitir a contratação de pessoas menos capacitadas já que nossos colaboradores estão preparados para ajudar a otimizar estas novas contratações.

Damos treinamentos para todos os níveis da hotelaria, assim como curso de Alta gestão “Revenue Management” que não é uma técnica comercial e sim uma Filosofia de gestão que otimiza em muito a parte comercial, quando totalmente fundamentada e isso nós proporcionamos.  

É comum na época de temporada os hotéis não quererem ministrar este tipo de curso a seus Gestores, outro grande engano, é com a entrada da temporada que esta filosofia pode e deve ser implementada, pois há a possibilidade de desenvolvê-la e onde os resultados serão mais rapidamente compreendidos e vistos por todos, deixando assim toda a equipe muito mais motivada, já que uma boa Filosofia de Gestão além de otimizar a parte comercial, envolve positivamente toda a equipe.

Esta minha postagem nasceu ao ver uma entrevista que eu vi no G1, num certa altura da referida entrevista  faz menção ao salário de uma doceira, o profissional desta área normalmente não está desempregado, mas quando está e aceita este salário é para procurar emprego ocupado, e não para se dedicar à empresa.

O que o empresário procura e isto precisa ser muito claro, funcionário ou colaborador? Porque com o salário referido na reportagem não é para profissional da área, ou está desesperado, e aceita para não ficar sem fazer nada e ganhar (mil pila) vai aceitar. Eu sei, e a maioria dos empresários também que esses R$: 1.000,00 a que se refere a reportagem custam para a empresa R$: – 2.114,20 então se criem benefícios que sejam realmente notados e não oneram as folhas, mas há dezenas de possibilidades, e iniciem um processo de Meritocracia. Um dos últimos hotéis que assessoramos, na implantação desse sistema em um ano mais que dobramos a rentabilidade e não trocamos um único profissional, ou seja, não há custos de demissão.

Há algumas variantes que podem e devem ser levadas em conta, mas a mais importante delas é: fidelize colaboradores e treine-os de forma a que eles possam suprir a pouca ou mesmo nenhuma experiência de novos elementos que venham a ser necessários, esta atitude vai facilitar sua vida na hora de procurar os “extras para temporadas”. E permitir a contratação de mão de obra realmente mais barata.

Ótima Temporada – Mas a próxima pode ser melhor – $UCE$$O.

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