Progresso no entendimento do Revenue Management

Livros dos CursosEm que pese eu ter gostado muito da definição e até usá-la “Revenue Management é a Filosofia de Gestão que permite transformar qualquer negócio em um grande negócio”. Vi este definição no Linkedin e gostei – Ela reflete a verdade. Realmente Revenue Management é: – A arte do posicionamento estratégico, maximizando lucros com base nas previsões de demanda otimizando resultados fundamentados em cálculos econômicos e financeiros e de disponibilidade que deve ser adotada por inteiro em todo e qualquer hotel, ou empresa onde o Revenue Management possa ser implementado. –

Isto posto nos leva a dois esclarecimentos e uma constatação:

1) há necessidade sim do conhecimento da matemática, mas nada tão complicado, pois basta saber somar; subtrair; multiplicar e dividir, o segredo está no raciocínio que nos leva a fazer estas operações na sequência correta, mas isso é de fácil aprendizado.

2) como vamos fundamentar preços de Venda e de distribuição visando rentabilidade se não sabemos quanto custa. (Portanto a base do Revenue Management é o Yield Management) este sim se iniciou nos idos de 1800… e fundamenta custos.

Constatamos então que há algo errado quando alguns dos cursos de RM do mercado (não confunda com Revenue Management), pois este RM está mais para “Resto de Matéria” dizem em suas divulgações que o (RM Deles, ou RM Agora ou RM amanhã, ou seja, lá o que gostam de chamar) não interessa a gestores de Administração e Finanças, sem estes e seu conhecimento a verdadeira Filosofia de Gestão Revenue Management não existe, ficamos então com o resto.

O “RM” de que o mercado fala, não passa realmente de uma pontinha da verdadeira Filosofia de Gestão que é o sério critico e respeitável Revenue Management.

Precisamos entender que para se falar de distribuição precisamos fundamentar os preços de venda já que Revenue Management trabalha sempre e só com estes. Mas, assim mesmo distribuição que é efetivamente uma parte, ou melhor, a Parte Comercial do Revenue Management, não se restringe a distribuir apartamentos, mas tudo; iniciamos distribuindo, Custos, hóspedes, tarifas, zonas geográficas, localizações, etc. e por fim, aí sim apartamentos RevPAR, RevPOR e todos os outros Rev’s que o mercado tanto gosta de falar, mas muitas vezes não sabe nem corretamente calcular.

Eu sempre digo depois que você entende a Filosofia e começa a usá-la não conseguirá mais entender como vivia sem ela, e torna-se cada vez mais necessário este conhecimento é ele que nos mantém fortes dentro das crises, pois que bem estruturado podemos prevê-las e com tempo tomar medidas para passarmos por elas com rentabilidade sempre superior à dos que não sabem como isso funciona. Podem entender o quanto é necessário aqui o conhecimento de Gestão e Finanças?

Muitas empresas relutam em passar estes dados, mas não precisam é possível passar planilhas onde os operadores têm uma visão do que podem fazer e ter uma substancial diferença entre Mínimo e Máximo, entre CAR – BAR & BGR, ou qual destas siglas desejarem usar. Pessoalmente prefiro o CAR.

O IGH – Instituto de Gestão Hoteleira – tem vários cursos em aberto já confirmados até ao fim de Abril – Sendo eles: Natal-RN dias 9 e 10 – Porto Alegre – RS dias 16 e 17 – São Paulo-SP dias 23 e 24 e Rio de Janeiro onde as inscrições estão quase fechadas nos dias 29 e 30.

Em nossos cursos podem aprender como fundamentar e Operar com esta filosofia de gestão, inclusive por solicitações dos participantes estamos agregando a eles a forma correta de precificar cardápios, não só de restaurantes, mas de todas as áreas de A & B.

Quando falamos de Revenue Management falamos sempre da Filosofia em toda a sua plenitude e não de uma parte dele, ela nos permite usar há mais de 30 anos o slogan que está no Cabeçalho.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO – ACOMPANHE CONDIÇÕES ESPECIAIS:http://goo.gl/jA9hb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s