Porque as Empresas dão prejuízo

 

Basicamente por má gestão ou falta dela, Administrativamente empresa que não dá lucro se liquida, mas quando nos deparamos com cálculos deste tipo então entendemos que os motivos são mais amplos a falta de conhecimento principalmente de custos é TOTAL.

PRODUTOS  Custo Margem  Venda CMV
Risoto de Frango  R$            9,11 300%  R$            27,33 33,33%
Lasanha 4 Queijos  R$           15,03 170%  R$            25,55 58,82%
Risoto ao Funghi  R$            7,96 300%  R$            23,88 33,33%
Spaghetti a bolonhesa  R$           13,50 170%  R$            22,95 58,82%
 
Bife à Parmegiana com Fritas  R$               22,93 200%  R$                 45,86 50,00%
Escalope de Alcatra com Molho Champignon  R$               23,92 170%  R$                 40,66 58,82%
Strogonofe de Frango  R$               12,68 200%  R$                 25,36 50,00%
Filé de Merluza à Concassê  R$               18,29 230%  R$                 42,07 43,48%
Peito de Frango Grelhado Reduzido  R$               19,12 160%  R$                 30,59 62,50%
Carne de Panela  R$               21,54 180%  R$                 38,77 55,56%

 

Algumas considerações – sobre a lasanha 4 queijos

O autor diz que compra por 15,03 e vende com 170% de lucro temos que admitir que ele fugiu das

aulas de Cálculo – TODAS ELAS, senão vejamos:

Preço de venda        25,55  Está Ganhando segundo ele 170%

Bem eu chego à casa e peço um desconto estou com fome e sem dinheiro, o bom gerente já ganha tanto que pode me conceder o desconto polpudo já que o lucro dele é grande e me dá 45% de desconto, fico imensamente grato.

Valor do prato 25,55 (não se usam valores assim num Cardápio).
Desconto especial para famintos pobres 45% 11,49      
Total a receber 14,06      
Faltaram R$                  0,97      
         
Mas as Barbaridades continuam        
E no Rentável – File de Merluza à Concassê – 230% 42,07  
Desconto especial para familiares estes podem dar menos lucro 57% 23,98  
Total a receber 18,09  
Faltaram   -R$                         0,20    

No primeiro caso o autor diz que está ganhando 170% dá um desconto de 45% e passa a ter prejuízo. No 2º caso ele diz estar ganhando 230% isso é absurdo, mas ele é ganancioso, mas dá um desconto de 57% e novamente vem o prejuízo.

Pois bem Alimentos e Bebidas dá um lucro de 33,33% isto academicamente, hoje o mercado consciente e que sabe como se fazem cálculos está atingindo a casa dos 25% e pelo menos publicado há uma empresa nesse patamar. Porém há algumas questões a considerar e não precisamos mais comentar sobre os erros crassos e infantis da tabela acima.

Ainda que você compre por X para vender por Y, o seu custo não é só o X e é aí que iniciam as percas, há um sem número de dados que precisa ser levado em conta e, depois destes devidamente determinados vamos então acrescentar o nosso Mark up que no caso de Alimentos é de 33,33%, mesmo assim isso é um cálculo que a experiência me diz a cada 100 só dois sabem fazer e eu não creio nem que a pessoa que fez a tabela acima saiba e muito menos o superior a ele, senão não o teria neste cargo.

O que me espanta é que para o empresário é “uma despesa muito grande” pagar um curso de capacitação que leva de 9 a 18 Horas depende dos profissionais envolvidos, mas é simples dizer: “há! alimentos e bebidas não dá lucro”. Depois terceirizam e ficam felizes da vida nem seque lembram que a empresa que terceirizou está no mercado porque tira lucro da área de A & B.

Vamos Abrir em Agosto um curso de Gestão de Alimentos e Bebidas em SP, as empresas que preferirem é interessante fazerem este curso in “company” trabalham com os próprios dados e têm exemplos reais. É mais fácil capacitar pessoas com algum conhecimento de cálculo, não creio que quem elaborou a tabela acima consiga assimilar alguma coisa os erros são gritantes e o fracasso está escrito em números, desta vez pulamos aprosa e verso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s