Das Habilidades

Rui fundo cristal D MenorFundador da Águia Consultorias em 1992 –

A consultoria especializada por todo o Brasil e Alguns países do exterior, mostraram-nos a necessidade de treinar pessoas, até mesmo no sentido de Fidelizar mão-de-Obra, criamos nesta época o IGH – Instituto de Gestão Hoteleira, iniciou suas atividades em 2010 com um curso para gestores na área de Alta Gestão, Filosofia de gestão na qual tenho MBA com especialidade feita em Lousanne há mais de 40 anos não uso outra filosofia de gestão, estes cursos que iniciaram com uma apostila que era dada aos alunos passou a se sentir a necessidade de escrever mais sobre o assunto de que o Brasil muito fala, mas ainda muito pouco conhece, nasce aqui o livro “Teoria e Prática do Revenue Management na Hotelaria”,( que acompanha o participante do curso)são 600 paginas de puro RM e seus meandros onde a pessoa fica com uma obra que passa a ser um manual de consulta. Um destes dias li num trabalho de faculdade a definição mais simples e correta de Revene Management que já vi, dizia: “Revenue Management é em última instancia a arte e o melhor caminho para melhorar qualquer tipo de negócio”eu só acrescento, onde o mesmo puder ser implementado. Uma empresa precisa de certas características para poder implementar um sistema de RM.

Em 2013 surgiu a necessidade de Administrar Unidades Hoteleiras e de restauração, nesta época fundei a Aquia Hotéis uma Administradora fundamentada no slogan “Não há hotéis que não deem lucro, há hotéis mal administrados. Assim e na sequência das necessidades escrevemos mais 5 livros que nos ajudam na gestão e treinamento.

Administração e Finanças

Na área financeira, alcancei vasta experiência em controladoria, custos, negociações a médio e longo prazo,Compras e determinação de “stoks” ideais, apreciação de contratos de todos os tipos, contas a pagar e receber, tesouraria,fluxos de caixa,  apreciação entre estimado e real conciliação, conciliação bancária, orçamentos para médio e longo prazo, aplicações financeiras, estimativa para investimentos futuros, correções, mercados e captação de recursos (IPO) e investimentos,negociações bancárias e suas taxas, leasing, relatórios e liderança de reuniões com acionistas. Análise e elaboração de relatórios, gráficos  e estatísticas. Sistemas de controle e implantações.

Tenho uma peculiaridade em Administração e Finanças:

Especializei-me em maximizar rentabilidade, é sempre possível melhorar o que existe e a maioria das vezes o bom desempenho de uma organização não está, como muitos pensam numa drástica redução de custos apenas e tão somente efetuando cortes de pessoal,e sim num novo enfoque de mercado e diluição de custos para otimização. Há que se ter em mente que uma empresa existe para crescer e para o futuro, então a maioria das atitudes visa sempre o médio e longo prazo.

Hotéis, Empresas de Logística, Transporte e Turismo, restaurantes tradicionais e ou industriais, empresas de prestação de serviços, Frigoríficos, condomínios e empresas de varejo, e grandes organizações hoteleiras fazem parte das mais bem sucedidas experiências em Administração  Finanças e Controladorias, que desempenhei.

Um Peq. Exemplo:

Certa feita fui contratado por uma grande empresa para “provar” que o empreendimento deles era viável, já que o projeto assim “rezava” mas com um ano de operação nunca havia dado um centavo de lucro, muito antes pelo contrário, a empresa proprietária seguia injetando capital.

A princípio relutei muito era um hotel pequeno e num lugar sem passagem, mas me mandaram um contrato em branco que eu preenchi, com a certeza de que seria recusado. Não foi, então tive que enfrentar o desafio.

Para construção deste empreendimento havia sido feito um empréstimo no Banco de desenvolvimento local. Então minha missão era, fazer o Hotel não precisar de Capital externo e o financiamento seria pago pela empresa matriz.

Encurtando – Ao quarto mês de operação tive o prazer de colocar no malote para a matriz o cheque que eles mandavam como combinado para pagamento do empréstimo bancário e o boleto quitado com recursos da Unidade que eu administrava.

Não há segredo, a formula é: Uma Empresa, uma equipe(coesa), um plano e um objetivo.

Assim se atingem metas em todos os setores. É só transformar isto na prática o que, modéstia à parte sei Fazer.

Administrando: Certa feita fui administrar um hotel que aparentemente estava em ordem já que fazia parte de uma rede, faturava 5,5 Milhões, por mês e sua operação custava 5 Milhões Isto, para um Htel cinco estrelas com 105 apart. restaurantes e toda a parafernalha de áreas de lazer além de um espaço para convenções que comportava 700 Pessoas é o mesmo que apresentar prejuízo já que, a diferença entre custo e receita para um empreendimento deste porte era desconsiderável. Tanto era que no mês em que fiz um ano nesta administração, o Hotel operou com um custo de 11,5 Milhões, porém, o faturamento foi de 33,4 Milhões. Aqui está uma diferença de quase 200% Isto é Administração competente.

Uma Outra Faceta:

Fui contratado para acertar a recepção de um grande Hotel, de 500 Apart.ºs fiz um contrato por conveniência por 2 meses, já que quando conversaram comigo haviam me alertado para o facto de que grandes consultores e algumas pessoas ligadas a grandes redes, já haviam tentado e o sucesso era momentâneo nunca se perpetuava.

Ao chegar, passei uma semana e ma metade da 2ª analisando como tudo se processava e decidi que havia ali 11 funcionários a mais. Fui taxado de louco, a última mudança tinha sido feita por um profissional que aproveitou suas férias na direção operacional de uma das maiores redes nacionais e ele havia deixado assim. Eu disse, chamem-no, o que vcs teem aqui são 11 pessoas a mais e falta de treinamento.

Convenci a direção a demitir quem devia ser demitido e continuei meu trabalho. Ao final fui fazer meu acerto, mas me espantei com o convite para ficar e gerenciar o empreendimento. Ali fiquei quase dois anos. Gerenciando e ganhando por resultados. Após o 4º mês de gerência, eu tinha e mantive o Maior salário da Cidade, entre os Gerentes de Hotel, acreditem os salários lá são dos maiores do país.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s